FANDOM


O jogo é baseado no reality show estadunidense Survivor, que é um fenômeno por lá, mantendo índices altos de audiência por mais de 15 anos.

O formato foi criado no Reino Unido, mas a primeira produção do reality foi na Suécia, em 1997, onde foi batizado de Expedition Robinson.

Aqui no Brasil tivemos uma versão, que foi o No Limite. No entanto, por nunca terem pago os direitos do programa, tiveram que cancelar na 3ª temporada. O programa voltaria para uma quarta temporada anos depois, mas não conseguiu obter sucesso, e foi novamente encerrado.

O Formato

A proposta básica de Survivor é fácil de ser entendida: Um certo número de jogadores é dividido em 2 ou mais tribos.

Essas tribos devem batalhar entre si em provas. A tribo que vencer o Desafio de Imunidade estará segura, enquanto os perdedores devem eliminar uma pessoa em votação.

Em certo ponto do jogo, as tribos se juntam em apenas uma e aí é cada um por si, com recompensas e imunidades individuais em jogo.

O jogo termina com os eliminados mais recentes do jogo escolhendo entre os finalistas qual merece o título de Sobrevivente.

As Provas

Existem basicamente dois tipos de prova: Recompensa e Imunidade. Uma, como o nome já diz, serve para ganhar benefícios no jogo. Já a outra é para garantir o essencial: A sua sobrevivência.

Prova de Recompensa

As Provas de Recompensa, como o nome já diz, tem como objetivo ganhar recompensas tanto individuais quanto tribais, para ajudar você a se manter no jogo.

Os itens que você pode adquirir estão listados na seção Itens e Artefatos. Em algumas dessas provas, também é oferecida Vantagem para a Prova de Imunidade, o que pode ser a diferença entre vitória e derrota.

Prova de Imunidade

A Prova mais importante do jogo, pois apenas se você fica imune, há 100% de certeza que você não irá embora naquela rodada.

O prêmio aqui é simplesmente isso: Sua permanência.

Geralmente são mais difíceis que a prova de Recompensa porque há muito em jogo.

Provas mistas

Muitas vezes, a Prova de Recompensa e de Imunidade é combinada em uma só, ou seja, só há uma prova naquela rodada para você ganhar tudo.

Provas de longa duração

Também há as provas longa duração, mais comumente de 24h ou 48h — o tempo é aproximado —, em que você tem um dia ou dois para cumprir o objetivo que foi passado.

Essas provas podem acontecer a qualquer momento do jogo, sem aviso prévio, e suas datas de início ou de término coincidem com um dia normal de provas no VD.

  • Exemplo 1: Uma prova pode iniciar numa sexta e acabar num domingo, dado que domingo seja um dia de jogo no calendário normal da temporada.
  • Exemplo 2: Uma prova pode iniciar num domingo e acabar numa terça em Coreias, pois ambos eram dias normais de jogo.
  • Exemplo 3: Uma prova também poderia iniciar terça e acabar quarta em Coreias, pois terça era dia em que havia jogo.
  • Exemplo 4: Não podemos ter uma prova que inicie numa sexta e termine num sábado, já que são dias considerados de descanso no VD.

Correio e Horário

Quem é fã do reality, já conhece o famoso "Treemail": é aquela mensagem que chega numa caixa de correio, fixada nos acampamentos. Nela, é avisado qual será o objetivo da próxima prova, geralmente em forma de alguma mensagem enigmática, como rimas ou desenhos.

No nosso caso, também servirá de norte para os participantes saberem que tipo de prova será realizado. Também há dicas se haverá alguma recompensa extraordinária, ou algum evento extra acontecerá naquela noite. Os treemails são acompanhados de data e horário.

Implantado no jogo desde a temporada França, inicialmente era enviado pela moderação. Depois passou a ser postado por ex-jogadores, onde eles contam sua trajetória dentro do Survivor VD, que é o tipo de mensageiro mais comum até hoje para nossos treemails.

Mas também já foram postados por anônimos/fãs e pessoas conhecidas no mundo virtual/realities. A participante Abi Maria do Survivor Philippines e Cambodia e o vencedor do No Limite 2, Léo Rassi, já apareceram como mensageiros.

O Conselho Tribal

As Perguntas

A maioria dos Conselhos Tribais começará com perguntas, antes de partir para a votação. É onde os moderadores testam a dinâmica e a união da tribo fazendo algumas perguntas leves ou mais ousadas.

A sinceridade e o nível de detalhes com que você responderá as perguntas cabe somente a você.

PS: Às vezes por causa do horário ou por dinâmicas, pulamos a parte das perguntas e vamos direto ao Conselho Tribal.

O seu voto

A votação é a parte primordial do jogo, é a parte onde você deve ser mais cuidadoso, pois é a sua permanência que está em jogo e um erro bobo da sua parte pode causar a sua eliminação.

Após os moderadores se darem por satisfeitos com as perguntas, é aberto um intervalo de tempo em que os membros da tribo devem ter seus últimos diálogos e deixarem o seu voto. Geralmente em torno de 10 minutos.

Caso você saiba que não estará presente em um dia de Prova de Imunidade, deixe seu voto antecipadamente com um dos moderadores. Pode deixar voto com qualquer um, e por qualquer meio: Internet, SMS, telefone, etc. E se você conseguir aparecer depois, poderá até mudar seu voto quando for aberto o horário oficial de votação.

PS: Se tiver qualquer problema com seu voto, iremos contatá-lo, portanto esteja sintonizado.

PS2: Em fases individuais, caso não possa estar presente, deixe sempre uma segunda opção de voto, pois a primeira pode se tornar imune.

PS3: Não é possível, porém, mudar seu voto depois que é aberta oficialmente a hora de votar.

PS4: Caso o participante não vote, automaticamente receberá um voto punitivo, considerando que ele votou em si mesmo.

Uso do ídolo

Após a votação de todos os participantes, porém antes do início da leitura dos votos, você poderá usar o seu ídolo de imunidade.

O moderador perguntará se alguém quer usar um ídolo, nessa hora você deve-se manifestar. O Conselho Tribal ficará então interrompido até todos saberem se você irá mesmo fazer algo ou estava blefando.

Caso vá usar um ídolo, esteja logo com a imagem em mãos para não atrapalhar. Informe sempre em quem vai usar, mesmo que em si, para não ficar dúvidas.

O uso da Carona também é igual ao do ídolo convencional, porém tem que ser informado em qual dos ídolos usados no CT ela será aplicada (caso forem usados mais que um).

PS: Mesmo antes que o moderador pergunte, é recomendável você interromper logo a leitura dos votos e anunciar que quer usar um ídolo, até mesmo para evitar que ele esqueça da pergunta e comece a ler os votos. Após lido mesmo que um voto, não é possível mais usar ídolo, portanto esteja esperto.

PS2: Todos os ídolos devem ser usados antes de revelar se um ídolo é verdadeiro ou não. Caso seja revelado que a veracidade de um ídolo, é proibido que outros ídolos sejam usados.

Leitura dos votos

Os votos são agrupados pela moderação na ordem em que for melhor para criar um clima de suspense no grupo.

São lidos todos os votos em pessoas diferentes até que o momento em que o mais votado não consiga mais se recuperar. Sempre se compreende que quando um voto não é lido num Conselho, ele foi para a pessoa mais votada.

É permitdo mandar jutificativa com o voto que são reproduzidos na íntegra no momento da leitura.

Empate e Revotação

Caso haja empate na votação e não existam meios de desempate em jogo, como alguém portanto um Martelo de Desempate, é necessária uma revotação.

Todos, excluindo-se os que empataram, devem votar novamente, colocando apenas o nome das pessoas que empataram.

Se ninguém mudar o voto ou de outra forma persistir um empate, entra então um dos métodos de desempates: Pedra Roxa se tiver mais de 4 pessoas no jogo, e Prova de Fogo quando restam apenas quatro jogadores.

Zero Votos

Caso ocorra de todos os votados daquele dia usarem ídolos verdadeiros, e todos os votos terem sido anulados. Há uma nova votação, em que todos podem votar, porém, os participantes que usaram ídolo permanecem imunes.

Pedra Roxa

Na Pedra Roxa, há uma inversão de poder: Todos os que estiverem empatados estarão agora imunes.

Quem usou ídolo ou estiver portando colar de imunidade, também continua imune.

O resto dos participantes, agora vulneráveis, devem escolher um número entre 1 e a quantidade de jogadores que puxarão a pedra. Quem escolher o número maldito que foi previamente sorteado (ou a Pedra Roxa) estará fora do jogo.

Prova de Desempate

Também chamada de Prova de Fogo, é a medida tomada quando se tem 4 pessoas num Conselho Tribal e um delas tem um Colar de Imunidade, geralmente sendo esse o último ou penúltimo CT da temporada.

Como o uso da Pedra seria inviável, já que os empatados ficariam imunes e sobraria apenas uma pessoa pra puxar pedras, em vez disso há uma prova entre os empatados.

Costuma ser uma prova muito tensa e disputada, já que quem perder estará eliminado do jogo.

Os Questionários

Uma das novidades que surgiram com o VD França foram os Questionários, um meio dos participantes interagirem com a moderação, informando o seu parecer durante determinados eventos do jogo, quais suas estratégias e por quais caminhos pretendem seguir.

Geralmente são entregues aos fins dos episódios, após a eliminação de um ou mais participantes, que é quando se tem muito o que questionar. Mas também podem ser condensados em vários episódios se não houver muito o que se perguntar naquele momento.

A partir da edição Nova Zelândia, começou a surgir também um Questionário chamado de Episódio Zero, onde os participantes retratam as primeiras impressões do jogo.

A importância

O Questionário é de fundamental importância para uma boa conclusão do jogo, já que através dele a moderação poderá ter uma noção melhor do panorama geral da temporada, ao convidar os participantes a revelaram suas intimidades.

Com os moderadores tendo mais informação, fica muito mais fácil de escrever as Trajetórias, fica muito mais justo o julgamento do prêmio Sprint, por exemplo. Tudo fica bem mais claro e objetivo no fim do jogo ao entender os motivos e razões de todos em cada jogada.

As perguntas

O número de perguntas varia de questionário para questionário, também podendo acontecer de uma tribo ter mais perguntas que outras, ou de uma pessoa em específico ser mais questionada que as demais.

O conteúdo das perguntas não tem limite: "Como você se sente na sua tribo, com quem está aliado?", "Quem você quer eliminar em seguida?", "O que você achou do eliminado da outra tribo, mantinha bom contato com ele?", "Alguém sabe que você achou o ídolo de imunidade?", etc.

Abaixo das perguntas há também um campo livre, onde pode escrever o que quiser. Alguns jogadores passados utilizaram muito bem esse espaço, colocando print screens e logs de conversas, fazendo textos sobre o panorama geral, etc. 

Prazos de entrega

Geralmente um Questionário é entregue ao fim de um episódio, ou seja, quando é eliminada uma pessoa do jogo.

E seu prazo de entrega é o dia em que vai ter a próxima prova do jogo, presumindo que seja uma Prova de Recompensa, onde as punições já serão aplicadas.

Mas fica a cargo da moderação de determinar o dia de entrega, já que podem haver imprevistos que inviabilizem a elaboração dos questionários de forma rápida.

Fique atento e esteja sempre em dia, para não se prejudicar, e porque também um dia pode ser irreversível, você acumular tanto que passe a não receber mais Questionários por não ter mais o que te perguntar.

Código de Confidencialidade

O Questionário tem severos níveis de confidencialidade: São apenas lidos e comentados pelos moderadores do jogo entre eles mesmo e o participante em questão.

Todo o conteúdo do questionário fica arquivado e não pode ser divulgado, nem após a eliminação do participante, ou mesmo após o fim do jogo, já que é projetado para que o jogador extravase todos os seus pensamentos.

Porém, fica a cargo do próprio participante, dono do questionário, tendo desejo, a escolha de divulgar quaisquer perguntas e comentários que quiser para qualquer outra pessoa.

Punições

Quem não estiver em dia com os questionários, ficará impedido de usufruir de recompensas individuais conquistadas nas provas.

Itens como Exílio, Martelo, Pulseira e Colares de Imunidade extras não poderão ser utilizados por alguém em dívida com os questionários. Apenas os itens tribais como Vantagem em Prova poderão ser ganhos, e apenas se pelo menos uma pessoa da tribo estiver em dia com seus questionários.

Se estiver devendo algum questionário e adquirir um desses itens individuais, você deve entregar suas perguntas até antes da primeira oportunidade do item ser usado. (Ex: Se você adquiriu um Martelo que vale por 2 CTs, você deve estar em dia até o ínicio do 1º CT, mesmo que apenas tenha planos de usar no segundo).

Caso contrário, se você não entregar, seja por motivos seus, ou porque o jogo não permitiu mais prazo, você deve abrir mão do seu item, entregando para outra pessoa que esteja no jogo (em sua tribo ou não).

Em algum momento, o jogo pode ter avançado tanto que seja impossível aceitar mais os questionários antigos, já que as perguntas estariam defasadas e muita coisa possa já não corresponder à realidade. Nestes casos extremos, nada poderemos mais fazer a não ser determinar o banimento perpétuo de todas as recompensas.

PS: Itens ainda poderão ser usados em você, como, por exemplo, alguém usar um ídolo em você para tirar os votos contra você, pois consideramos isso como ajudar o jogo dela, não necessiaramente o seu. Colares de Imunidade Individuais ainda poderão ser ganhos também, pois são necessários para a sobrevivência, você não poderá ganhar apenas os adicionais, que podem aparecer como recompensa, dando mais uma chance de imunidade durante aquela rodada.

O Exílio

O Exílio é um lugar muito tímido no Survivor real, por causa de condições climáticas, e da pessoa ficar isolada de todo o resto. Mas aqui no virtual, não temos esse problema, tudo é festa, e só fica o lado bom: Quem está no Exílio pode encontrar um Ídolo de Imunidade Escondida.

Envio ao Exílio

O número de pessoas no Exílio varia de acordo com a temporada e com a dinâmica aplicada para a escolha.

Em algumas rodadas, apenas uma pessoa vai, em outras vão duas ou mais. E há rodadas em que ninguém do jogo vai ao Exílio.

O método mais básico para se ir ao Exílio é ganhar Prova de Recompensa, e assim garantir o seu ticket, ou então convencer seus companheiros de tribo que você merece.

Bons contatos com as outras tribos também podem te levar ao Exílio, portanto seja bastante sociável que você se dará bem.

Tempo no Exílio

Em geral, o tempo de permanência de uma pessoa no Exílio é de 24h a partir do momento em que ele dá entrada oficial, ou seja, quando ele recebe a pista de fato.

Portanto, assim que possível, venha conversa com a moderação para não se prejudicar, já que é de se supor que todos querem achar seu ídolo antes do próximo CT.

PS: Pode acontecer de uma pessoa passar menos tempo no Exílio por causa de um Conselho Tribal iminente, já que estes não podem ser alterados o dia. Mas estes casos sempre são dialogados previamente.

As pistas

Podem haver dois tipos de pistas: As complementares e as sequenciais.

As pistas complementares são aquelas em que toda vez que uma nova pessoa vai ao Exílio, ela recebe uma pista a mais que a anterior. Neste caso, há um limite de pistas que os jogadores vão receber e todas elas levam ao mesmo lugar. São chamadas de complementares por isso, porque complementam a mesma informação.

Já as sequenciais torna mais fácil achar o Ídolo na primeira rodada, pois cada vez que você acertar o que uma pista significa, recebe outra no lugar até achar o Ídolo. Nesse formato, todo mundo que for ao Exílio começa da mesma forma. Porém a dificuldade nesse modelo é que você pode percorrer uma grande sequência.

Como um Ídolo traz grande poder, o objetivo no VD é sempre dificultar sua conquista, portanto espere sempre pistas bem enigmáticas e trabalhosas.

Ídolo encontrado

Ao encontrar um Ídolo, você deve cumprir imediatamente o que tem escrito na página onde você o achou, e entrar em contato com a moderação no mesmo momento, independente de estarem online naquele horário ou não. Recorde-se que pode ter mais de uma pessoa no Exílio, então é fundamental ser rápido no gatilho.

A moderação não te dará a imagem do Ídolo imediatamente. Fazemos isso também para despistar, pois às vezes teorizam que se não damos o Ídolo imediatamente é porque tem alguém fabricando um falso. Só que às vezes nem é isso, estamos simplesmente procurando ou fabricando a imagem do Ídolo real. Para não causar essas especulações, ficou decidido que a entrega dos Ídolos será sempre tardia.

Mas não se preocupe que você terá o precioso disponível para usar no próximo Conselho Tribal que for.

PS: Lembrando sempre: Fica a seu critério se você vai compartilhar pistas com seus aliados no jogo e requisitar ajuda deles com o Exílio. Porém, só é possível retirar o Ídolo se você estiver nominalmente lá. Não adianta ter as pistas e respostas, mas não estar no local.

Colocando Ídolo falso

Ao encontrar o Ídolo no Exílio, você pode deixar um falso para a próxima pessoa que vier achar e se iludir um pouquinho.

Mas claro, também não dá pra saber se você possui o verdadeiro, a não ser que tenha sido a única pessoa que esteve lá.

Se quiser colocar um falso, deve entrar em contato com a moderação e enviar uma imagem em .jpg falsa. Se você não souber usar programas de edição de imagem, pode requisitar à moderação que te ajude, mas você quem deve escolher e mandar a imagem de fundo.

Caso haja demora nesse procedimento, presumiremos que você não quis colocar um Ídolo falso. Nesse caso, quando o próximo participante for ao Exílio, ou achará uma mensagem de que não tem mais nada lá, ou ao falar com a Moderação receberá uma negativa como resposta.

Reposição de Ídolos

Não costumamos repor Ídolos aqui no VD do jeito que acontece lá no Survivor real. Uma vez que a pessoa saiu com Ídolo no bolso ou usou em um CT, aquele Ídolo vai embora do jogo.

Geralmente só acrescentamos Ídolos quando se passa da fase tribal para a individual ou em algumas vezes quando há mudanças de tribos.

Mas, claro, a Moderação se reserva ao direito de mudar de opinião e acrescer Ídolos no jogo caso sinta necessidade. E os jogadores são todos informados.

PS: No caso de alguém ir embora com um Ídolo, se essa pessoa por algum meio de repescagem conseguir voltar, ela vem com seu Ídolo de volta. O mesmo acontece no Survivor real.

Itens e Artefatos

Ímunidade Tribal

É o item mais básico de Survivor, embora não apareça aqui na versão virtual, ele está sempre presente.

Você ganha o Ídolo Tribal quando vence uma Prova de Imunidade na fase tribal.

Colar de Imunidade Individual

Colares de Imunidade aparecem em todas as Provas de Imunidade da fase individual.

Mas, muito antes disso, podem aparecer em algumas das provas da fase tribal, ou quando houver twist de ter uma Prova de Imunidade Individual, ou quando aparecer como Recompensa.

Alguns podem durar até o primeiro CT que você for, outros são descartados com o fim daquela rodada, independente de você ter ido a um Conselho ou não.

Passe para o Exílio

Nas Provas de Recompensa, seja fase tribal ou individual, você pode ganhar um ou mais passes para o Exílio, para ir até lá procurar o Ídolo Escondido.

Além disso, pode ser ganho de muitas outras maneiras, em qualquer twist.

Ídolo de Imunidade Escondido

Um dos itens mais poderosos do jogo. Pode ser adquirido principalmente no Exílio, mas dependendo da temporada para haver outras formas de conquistá-lo.

Nunca se dá pra saber quem achou um ídolo, mesmo que você saiba, por exemplo, a lista de todas as pessoas que foram ao Exílio.

Você pode dar para outra pessoa a qualquer momento do jogo que desejar, desde que seja antes de um momento de leitura de votos.

Geralmente são válidos até o F6 do jogo.

Carona do Ídolo

Item exclusivo do jogo virtual, que não existe na versão da TV.

A Carona funciona como um Semi-Ídolo, onde não se sabe a identidade de quem a possui, ou sequer se existe uma no jogo, que nem sempre tem. Só que a diferença é que a Carona precisa que um Ídolo seja usado antes dela para funcionar, Ídolo esse que nem dá para se saber se é verdadeiro ou falso.

Também é possível passar para outra pessoa, e geralmente pode ser usada até o F6.

Martelo do Desempate

O Martelo, que assim foi batizado no França, é um item que resolve um desempate num Conselho Tribal.

Geralmente tem um prazo de validade curto, pois é uma enorme vantagem a se ter no jogo: Ele faz com que, se um Conselho Tribal empatar, um dos indivíduos, sozinho, decida o destino de todos os empatados, quem fica e quem sai. Às vezes pode ser aplicado inclusive nos Conselhos de uma tribo rival.

É bastante conhecido pelo uso de Bruno de Toledo na Fusão do França, onde foi usado para eliminar um ex-companheiro de tribo, e em troca deixar uma rival no jogo.

Pulseira X9

A pulseira, que foi batizada assim também no VD França, é um artefato que revela um voto em um Conselho Tribal.

Deve-se ficar ligado nas suas especificações de uso: Por quantos CTs valerá, se poderá ser usada em outra tribo que não a sua, etc.

Poder de Veto

Foi um item casual que apareceu no França, e causou muita polêmico com sua aparência.

O primeiro PDV veio numa Caixa de Pandora, avisando que se a tribo que o ganhou estivesse imune naquela rodada, poderiam vetar o Conselho Tribal da tribo rival, se tivesse vontade. Não poderiam revelar o poder, senão o perderiam.

A tribo Framboise quem estreou o uso desse poder, vetando o Conselho Tribal onde os Myrtille tinham eliminado unanimemente Thiago Montozo, e gerando precocemente a saída de Raphael Fernandes.

Caixa de Pandora

Surgiu pela primeira no Egito, entretanto, teve longa duração, sendo oferecida até Uganda. O poder que ela trazia era sempre desconhecido, podendo ser algo muito bom ou muito ruim, que aconteceria de acordo com a decisão de seu portador em abrir ou não.

Trampolim

Dá ao participante na Fase Tribal, o direito de saltar diretamente para fusão. O único participante a ganhar esse prêmio foi o Caio Capri em Nova Zelândia, entretanto o participante recusou abandonar seus aliados.

Espelho

Esse poder te da o direito de refletir um dos votos recebidos por você em alguem que você votou. Assim como o ídolo, deve ser usado após a votação e antes da leitura dos votos. Caso seja usado e a pessoa não tenha recebido nenhum voto, o mesmo terá sido descartado.

Twists

Twist, em tradução livre, seria distorção, algo que modifica o jogo, que faz sair um pouco da rotina ou forma tradicional. Não existe obrigatoriedade de usar nenhuma ou mais twists durante a temporada.

Mudanças de Tribo

Às vezes, em determinados pontos do jogo, poderão ocorrer mudanças de tribos. A forma como ocorrerá a distribuição e a quantidade de novas tribos a ser formadas pode variar.

Em alguns casos, há uma nova seleção randômica das tribos. Em outros, os jogadores participam de provas para definir quem estará nas novas tribos, podendo ser eleitos capitães e eles selecionarem seu próprio grupo.

Se surgir uma nova tribo, ela já vira com nome e cor definida pela moderação. Se desaparecer uma das tribos, o nome/cor que vai sumir pode depender de desempenho na prova ou da escolha dos próprios participantes, que não escolheram utilizar mais aquela bandeira.

Motim

Em algumas temporadas pode ser oferecido também um Motim, que é a oportunidade de sair de sua tribo, migrando para outra de sua escolha.

Quando houver um Motim programado, a moderação irá avisar aos participantes que eles têm poucos minutos para motinarem.

Motins também podem também ter limite de pessoas, para evitar que uma tribo possa desaparecer ou uma fusão antes do tempo programado pela moderação. Cada caso de motim é particular, irá ser explicado pela moderação no momento que for oferecido.

Deve-se ter ciência que pode não ser concluído com sucesso se você não for rápido.

Outras Twists

Algumas outras twists diferentes podem acontecer pelo meio do caminho, e outras podem ser específicas de cada temporada.

Mas assim como todas as outras twists, são sempre programadas no cronograma oficial da temporada antes de seu início e cada temporada traz uma novidade. A twist que ocorreu em cada temporada você pode ler na página, aqui na Wiki, respectiva de cada edição.

Advertências e Punições

Se a moderação ou terceiros se sentirem ofendidos com alguma atitude de algum participante, podem conversar com ele sobre a situação.

Sempre prezamos pelo diálogo e boa convivência entre todos os que compõe aquela temporada, mesmo que alguns jogadores não gostem de outros, recomendamos que procurem simplesmente coexistir naquele ambiente da melhor maneira possível.

Procuramos também deixar os ânimos se esfriarem e não resolver nada de cabeça quente.

Por esses motivos, não temos costume de dar punições a nenhum dos jogadores, a não ser as que já são regras do próprio jogo como a da Não-entrega do Questionário e o Voto-Punitivo, se você não votar num Conselho Tribal.

Substituições, Desistências e Remoções

Substituição em provas

Nem sempre é possível um jogador estar presente em determinado evento do jogo, então é possível que ele envie um representante para fazer a prova por ele.

Todo representante deve ser indicado com antecedência e com clareza para a moderação. Cada participante pode ter 2 substituição em cada fase de jogo (Tribal e Fusão). Após completadas as substituições naquela fase, a pessoa fica de fora das provas.

Desistir do jogo

A moderação sempre será contra as desistência do jogo, aconselhando o jogador a, se quiser tanto sair, esperar um Conselho Tribal e pedir a se votado.

E também porque muita gente quer apenas desistir no calor do momento, depois de algum tempo termina voltando atrás, como se nunca quisesse.

Não desista, lute até o fim. Imagine também como ficará a sua imagem se você quiser jogar outro jogo um dia.

Uma vez anunciada a desistência publicamente pela moderação, não há mais volta.

PS: No entanto, algumas pessoas não têm culpa de eventualidades que possam acontecer. Estavam empolgadas e podem ter algum problema de cunho pessoal ou familiar. Nesse caso, somos solidários e daremos o apoio que precisar no momento difícil.

Na fase tribal, caso alguém desista depois de uma prova de imunidade, o conselho tribal é cancelado e uma nova prova de imunidade é realizada, já que o eliminado daquela rodada corresponde ao desistente.

Na fase individual, caso alguém desista, só poderá assim fazer, antes da prova de imunidade. Entre a prova de imunidade e o conselho tribal, não é permitido desistência.

Desistentes, perdem direito de fazer parte do jur.

Inatividade

Às vezes, um jogador termina se tornando inativo ao longo da temporada, pois quaisquer que sejam seus motivos.

Por não vir fazer as provas e/ou abusar das substituições, pode acabar atrasando o rendimento da sua tribo, e fazendo com os outros jogadores se sintam lesados de estarem se dedicando enquanto uma pessoa se arrasta no jogo.

A moderação, nesses casos, se reserva ao direito de vir conversar com o participante e perguntar se ele vai mudar de postura e se comprometer com o jogo. Caso positivo, ele ganha nova chance, se não, ele se retira do jogo por vontade própria.

Desligamento do jogo

A moderação tem todo o direito de desligar quaisquer pessoas que não forem interessantes a ela para o seguimento do jogo. Isso em teoria, na prática nunca tivemos problemas graves com nenhum jogador que necessitasse nenhuma medida extrema. Além de bons jogadores contamos com bons seres humanos.

Mas fica aqui escrito: A moderação repudia qualquer preconceito, de qualquer natureza: Racismo, Homofobia, Xenofobia, Religiosos, etc. Não permitidos que qualquer pessoa seja discriminada por aparência física ou por ideologias pessoais que não são aplicadas no jogo.

Quem não tiver desejo de se envolver com pessoas de todos os estilos de vida, por favor nem se inscreva no jogo. Aqui sempre pegamos diversidade.

Final

Juri

O vencedor, como já dito, é escolhido pelos últimos eliminados, chamado de Juri. Em sua grande maioria das vezes o  Juri é formado pelos participantes eliminados na fusão. Entretanto, em algumas temporadas ele  pode começar a ser formado um pouco antes ou depois que as tribos se fundem. 

Empate na Final

Em caso de empate em uma final, a moderação decidiu que o empate se da pela seguinte forma:

Primeira atitude: Há uma nova votação em que só podem votar nos empatados. Por exemplo: se a votação ficar 3-3-1, os 7 membros do juri votam novamente, entretanto, só os 2 empatados podem ser votados.

Segunda atitude: Caso uma revotação não modifique o fato, o poder de voto/desempate é dado ao terceiro colocado. Por exemplo: se a votação ficar 4-4-0, e ninguém mudar o voto na revotação, o terceiro colocado, passa a ter direito de voto.

Terceira atitude: Caso não haja 3 finalistas, e a final seja apenas com dois membros, e haja também um empate, o último membro eliminado antes da formação do Juri ganha o direito de votar. Por exemplo: se a votação ficar 4-4, o pré-juri passa a ser juri também. 

PS: Caso algum participante desista do jogo, ele perde o direito de ser juri.

Número de Finalistas

O número de finalista é variável, de acordo com a temporada e podendo inclusive ser modificado do cronograma mediante alguma desistência/remoção. Em sua grande maioria foram 3 finalistas, algumas outras 2 e em Cuba a twist permitia ter uma final de 4 pessoas. 

Erros e outros problemas

Problemas em provas

Lembramos sempre que o VD é uma brincadeira feito por humanos para humanos, então podem acontecer erros no meio do processo.

Nós temos um número bem pequeno de pessoas, mas tudo é bem testado. Ainda assim, com a quantidade reduzida, conseguimos errar menos que o famoso Big Brother Brasil. :P

Apesar de alguns erros serem por distração nossa na elaboração da prova, também podem ocorrer os de interpretação, que esses não podemos prever. Pessoas são diferentes, e um cada uma pode entender a prova de um jeito diferente, até mesmo de um jeito que um grupo de pessoas nunca havia imaginado antes.

Pequenos erros em provas

Tem erros em provas que são mínimos, podem ser facilmente consertados na hora mesmo, sem nenhum prejuízo.

Por exemplo, uma prova de quiz em que uma questão esteja com uma resposta errada, dê margem para várias interpretações, ou tenha múltiplas respostas e uma não foi assinalada.

Nesse caso, os pontos são revistos, ou a pergunta é anulada. A Moderação ouvirá todos os participantes envolvidos, mas sempre fará o que achar mais justo na situação.

Nos pequenos erros também podem haver brechas que os participantes podem achar nas regras da prova. Nessa situação, a Moderação pode alterar as configurações da prova para suas próximas rodadas de forma a ter mais clareza.

Refação, Anulação e Remarcação de prova

Contestando erros

Caso você, participante, encontrar um erro na prova que está sendo realizada, deve entrar em contato com a Moderação na mesma hora e contestar.

Não seja oportunista. Se encontrar qualquer problema, avise. Muita gente não reclama de nada, mas quando perde a prova passa a reclamar de tudo e apontar as coisas que estavam erradas. Às vezes, numa dessas, você pode perder toda a razão, pois como iremos ter certeza se você não quis ou se aproveitou das mesmas brechas de que está acusando o outro?

Então avise na mesma hora. É o mais bonito e correto de se fazer. Agradecemos aos jogadores que colaboram com o jogo e apesar da competitividade e rivalidade tratam os seus adversários com respeito.

Lembrando sempre que: Se não se foi falado nada sobre a prova até a hora da votação e eliminação, tudo é dado como válido. Uma vez que alguém é eliminado, não é possível mais reverter a eliminação.

Outros erros

Alguns erros em outras áreas podem acontecer também.

Se você tiver dúvidas sobre votos no Conselho Tribal, pode perguntar ao apresentador se os votos foram aqueles mesmos, e ele pode rechecar para você.

Para informações erradas na Wiki, procurem o autor dela, Kevin, ou na ausência dele, Vinícius. O mesmo também se você quiser atualizar algum dado ou tiver sugestões.

Enfim, qualquer erro em qualquer âmbito do jogo, não hesite em procurar um dos moderadores listados abaixo no rodapé:

Survivor VD
Temporadas GréciaHavaíSibériaBrasil (All-Stars)GalápagosEgitoVietnãEstados Unidos (All-Stars)FrançaNova ZelândiaUgandaCuba (All-Stars)IrlandaAlemanhasGobi (Fans VS Favorites)TuvaluMumbai (All-Stars)Coreias (Blood VS Water)Amazonas
Vencedores Bianca BassaniWalfrit SchreinerLucas LubeMarcelo SanchesWell TuriniLarissa RamosTon RodriguesLuana OliveiraAnna Paula MachadoCarlinhos NiettoThadeu RossiBruno de ToledoBernardo LealFernando 'Nanduuh' AgostinelliLuan SousaDiego CostaGeovani ReisLeonardo SilveiraCaik Fonseca
Sprint Players Bianca BassaniWalfrit SchreinerLucas LubeJéssica VieiraWell TuriniLuana OliveiraTon RodriguesLuana OliveiraAnna Paula MachadoJeff 'Çoço' SilvaThadeu RossiBruno de ToledoEverton MassanoGeovani ReisLuan CunhaDiego CostaGeovani ReisAdriano FontouraBeatriz Forlenza
Sweethearts Stefanye TrombiniIngrid MarquezLeonam OliveiraMarcelo SanchesAislan KönigElaine MusculiniDenise SpinaTiago LimaJJ & RCDudu SouzaArthur MuzziRich LourençoWags GimenezChris FalcãoVince FerreiraIzabela FerreiraIzabela FerreiraAdriano FontouraIsabela Costa
Moderação Atuais: Vinícius D'Ávila (Diretor-Chefe)Kevin Villanova (2012-)Douglas Duarte (2014-)Eduardo César (2015-)Lucas Leal (2015-)Issa Rocha (2015-)Samuel Sanção (2016-)Yury Simen (2016-)
Antigos: Felipe Oliveira (2010-2014)Jéssica Vieira (2011-2012)Well Turini (2011)Dudu Souza (2013-2014)Matheus D'Ávila (2013-2014)Arthur Muzzi (2014)JJ Bernardo (2014-2015)Rhuan Constantino (2014-2015)Thiago Lopes (2017)
Spin-Offs Survivor Identidade Falsa
Outros RegrasLista de ParticipantesMedalhasPuffsEncontrão Survivor VDSurvivor VD 5 Anos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.